MERGULHO DE BATISMO CURSOS BLOG EMPRESA CONTATO
Cursos de Mergulho Conheça as opções de treinamento para mergulhadores recreativos.
Cursos de Mergulho

Existem no mercado diversos cursos de mergulho, de diferentes certificadoras. Mas você sabe o que é e qual o papel de uma certificadora de mergulho?

A certificadora de mergulho é uma entidade que treina e certifica mergulhadores, através de suas afiliadas (escolas de mergulho). O papel das certificadoras é disponibilizar um programa de treinamento, materiais didáticos e credenciais (carteirinhas de mergulhador). A certificadora também da suporte aos seus mergulhadores credenciados e controla a qualidade dos cursos ministrados por seus afiliados (escolas de mergulho). A certificadora mais conhecida é a PADI (Professional Association of Diving Instructors). No mercado internacional do mergulho recreativo, mais de 70% de todas as certificações emitidas são PADI e menos de 30% são de outras certificadoras, tais como: SSI, NAUI, CMAS, PDIC, etc. As carteirinhas de mergulho são internacionais e não tem prazo de validade, com exceção da emitida pela CMAS, cuja renovação é trienal (é cobrada uma taxa a cada três anos). 

Você sabe quais são os níveis de treinamento para um mergulhador recreativo?

O curso básico é o primeiro passo. Momento em que se aprende os fundamentos e habilidades básicas do mergulho. As etapas desse curso envolvem teoria, prova escrita, piscina e mergulhos no mar. Todas as certificadoras oferecem o curso básico e um programa de educação continuada. Na PADI, por exemplo, você começa com o curso básico, depois faz o avançado, primeiros socorros, resgate e, para quem deseja se profissionalizar, dive master é o primeiro nível. Depois vem o curso de instrutor de mergulho. E não para por aí, há outros níveis de treinamento para instrutores até chegar à instrutor de instrutores. A propósito, vale mencionar que há equivalência entre os níveis de treinamento das certificadoras, o que torna possível por exemplo, fazer o curso básico na SSI e seguir no avançado com a PADI.

Em paralelo ao programa de educação continuada você também pode fazer os cursos de especialidade. A exemplo dos cursos de nitrox (ar enriquecido com O2), mergulho profundo, mergulho noturno, fotografia e filmagem subaquática, mergulho em cavernas, mergulho em naufrágios, etc.  As certificadoras oferecem dezenas de cursos de especialidade, restando a você escolher os que mais lhe agradar.

Quer uma dica para pagar menos no seu curso de mergulho?

A maioria das cidades brasileiras não tem litoral, fazendo com que as escolas levem seus alunos para finalizar seus cursos (mergulhos no mar) em cidades litorâneas. E isso gera custos com locomoção e terceirização (da embarcação e parte dos equipamentos). Os destinos mais procurados para esse fim são: Arraial do Cabo-RJ, Paraty-RJ, Angra-RJ, Ilha Grande-RJ, Ilha Bela-SP, Bombinhas-SC e Guarapary-ES. Desses polos de mergulho, Arraial do Cabo é o destino mais procurado, principalmente por escolas de São Paulo e Minas Gerais. Existem muitas empresas de mergulho lá, o que gera competitividade e por consequência preços mais baixos. 

 

Leia também sobre:

Promoção do curso básico em Arraial do Cabo

Como chegar em Arraial do Cabo


SORTEIO DE UM CURSO DE MERGULHO, COM HOSPEDAGEM GRÁTIS EM ARRAIAL DO CABO.

Para concorrer, basta se cadastrar na NEWSLETTER (no final da página) e ficar ligado no resultado. O ganhador será divulgado na 1ª terça-feira do mês.