MERGULHO DE BATISMO CURSOS BLOG EMPRESA CONTATO
Curso de Mergulho Básico Saiba como funciona um curso de mergulho básico.
Curso de Mergulho Básico

Se você é um aspirante a mergulhador, então saiba que o curso básico é o seu primeiro passo. É nesse curso que você vai aprender as habilidades e conceitos fundamentais do mergulho autônomo. O programa é dividido em auto-estudo, aulas de revisão da teoria, treinamento na piscina e prática no mar.

Ao se inscrever em um curso de mergulho, você vai receber um kit com os seguintes materiais didáticos: 5 aulas em 2 DVD's, manual do curso e uma tabela em PVC, que serve para planejar os seus mergulhos. Tendo os materiais, você poderá começar quando e onde quiser a etapa do auto-estudo. Pode começar assistindo os DVD's no sofá da sua casa, com um balde de pipoca no colo ou onde e quando quiser. Não há qualquer tipo de restrição ou limite de tempo. A propósito, uma boa forma de reforçar o aprendizado é completar as atividades do manual, que acompanha os DVD´s. A grande vantagem desse sistema é que você é quem define a programação.

Concluiu o auto-estudo? Então o próximo passo será agendar o treinamento presencial com a sua escola de mergulho. Alguns alunos preferem fazer o auto-estudo junto com o treinamento presencial. É possível, mas não é recomendado, pois fica bastante puxado. Em parte do treinamento presencial, o instrutor irá revisar a teoria, fazer exercícios e tirar dúvidas. Um aviso aos navegantes: mergulhar é divertido, mas o curso é sério. Tem até prova teórica no final! A propósito, a pontuação mínima é 7,5. O aluno que atinge essa nota é aprovado e só terá que rever as questões que errou com o instrutor. Mas o aluno que não atingir a pontuação mínima, terá que rever o conteúdo do curso e repetir a prova.

O treinamento na piscina é o momento em que o instrutor irá trabalhar a sua adaptação ao ambiente subaquático. Você também vai aprender a usar os equipamentos (cilindro de ar comprimido, colete, regulador, roupa de neoprene, lastro, snorkel, máscara e nadadeiras) e desenvolver habilidades básicas de mergulho. O treinamento na piscina dura algumas horas e as aulas podem ser intervaladas ou não, por isso vale-a-pena investir em alguns acessórios que não costumam ser disponibilizados, mas que podem garantir o conforto térmico. Normalmente o macacão de neoprene é suficiente (sempre é fornecido), mas a temperatura da água varia tanto quanto a sensação térmica de cada um. Sendo assim, embora você possa vir a testar no dia do curso e preferir não usar, conservadoramente, seria interessante ter alguma proteção extra, tal como: camisa, capuz, luvas e meias de neoprene. Todos os equipamentos indispensáveis são fornecidos pelas escolas, exceto a máscara e snorkel, que são de uso pessoal. Algumas escolas até alugam os equipamentos de uso pessoal, mas o melhor é usar o seu próprio. Em outro artigo, ensinamos a escolher a máscara ideal.

Durante a prática no mar o seu instrutor vai repetir parte do treinamento que foi dado na piscina, a fim de reforçar e desenvolver as habilidades aprendidas. A maioria dos cursos oferecem 4 mergulhos no mar, alguns mais e outros menos, mas nunca menos que 2 mergulhos. E nunca mais que 3 mergulhos por dia. No mar, você estará no ambiente real, experimentando situações reais. Portanto, além de reforçar o que já aprendeu na piscina, você irá aprender novas habilidades, a exemplo de tudo que envolve um mergulho embarcado, caso sua prática no mar seja em um barco.

Importante saber que 10 anos é a idade mínima para participar de um curso de mergulho. E será necessário preencher um questionário médico na ficha do aluno. O objetivo deste questionário é descobrir se você precisa ser examinado por um médico antes de participar do curso, por conta de alguma condição preexistente que possa afetar a sua segurança durante o mergulho. Veja um exemplo de questionário médico.

Vale mencionar que existem diversos programas de treinamento de diferentes entidades certificadoras. Esse artigo se fundamenta nos programas de treinamento da PADI (Professional Association of Diving Instructors), que é a certificadora com mais representação no mercado de cursos de mergulho.

Quer uma dica para pagar menos no seu curso de mergulho?

A maioria das cidades brasileiras não tem litoral, fazendo com que as escolas levem seus alunos para finalizar seus cursos (mergulhos no mar) em cidades litorâneas. E isso gera custos com locomoção e terceirização (da embarcação e parte dos equipamentos). Os destinos mais procurados para esse fim são: Arraial do Cabo-RJ, Paraty-RJ, Angra-RJ, Ilha Grande-RJ, Ilha Bela-SP, Bombinhas-SC e Guarapary-ES. Desses polos de mergulho, Arraial do Cabo é o destino mais procurado, principalmente por escolas de São Paulo e Minas Gerais. Existem muitas empresas de mergulho lá, o que gera competitividade e por consequência preços mais baixos. 

 

Leia também sobre:

Promoção do curso básico em Arraial do Cabo

Como chegar em Arraial do Cabo


SORTEIO DE UM CURSO DE MERGULHO, COM HOSPEDAGEM GRÁTIS EM ARRAIAL DO CABO.

Para concorrer, basta se cadastrar na NEWSLETTER (no final da página) e ficar ligado no resultado. O ganhador será divulgado na 1ª terça-feira do mês.